Portal Espaço Notícias
ÚLTIMAS28 de junho de 2026
Congo vence de virada e segue na Copa, assim como Colômbia e PortugalInglaterra sobra no 2º tempo, vence Panamá e avança em 1º no Grupo LBrasil faz penúltimo treino e viaja para o Texas onde enfrenta JapãoBrasil inicia operações de busca e resgate após terremoto na VenezuelaAlemanha e Dinamarca registram temperaturas recordesMortes após terremotos na Venezuela sobem para 1.430São Paulo vai captar mais água na bacia que abastece o Rio de JaneiroSTF forma maioria para liberar pagamento de penduricalhos retroativosHospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUSInstituto anuncia no CineOP centro para preservar audiovisualApós gol anulado, Irã fica na expectativa por classificação na CopaPetroleiro é atingido em Ormuz em meio a ataques entre Irã e EUAIpea atualiza plataforma antirracista no serviço públicoNovo terremoto de magnitude 4,9 atinge VenezuelaArquivos da Justiça guardam muitas histórias envolvendo o futebolBrasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à VenezuelaPioneiras do futebol contam trajetória no programa Sem CensuraMaria Bethânia chega aos 80 anos como referência da música brasileiraEm evento drag, Rita von Hunty ataca “capitalismo de plataforma”Mostra celebra o Ano Cultural Brasil-China no Museu Histórico NacionalCongo vence de virada e segue na Copa, assim como Colômbia e PortugalInglaterra sobra no 2º tempo, vence Panamá e avança em 1º no Grupo LBrasil faz penúltimo treino e viaja para o Texas onde enfrenta JapãoBrasil inicia operações de busca e resgate após terremoto na VenezuelaAlemanha e Dinamarca registram temperaturas recordesMortes após terremotos na Venezuela sobem para 1.430São Paulo vai captar mais água na bacia que abastece o Rio de JaneiroSTF forma maioria para liberar pagamento de penduricalhos retroativosHospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUSInstituto anuncia no CineOP centro para preservar audiovisualApós gol anulado, Irã fica na expectativa por classificação na CopaPetroleiro é atingido em Ormuz em meio a ataques entre Irã e EUAIpea atualiza plataforma antirracista no serviço públicoNovo terremoto de magnitude 4,9 atinge VenezuelaArquivos da Justiça guardam muitas histórias envolvendo o futebolBrasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à VenezuelaPioneiras do futebol contam trajetória no programa Sem CensuraMaria Bethânia chega aos 80 anos como referência da música brasileiraEm evento drag, Rita von Hunty ataca “capitalismo de plataforma”Mostra celebra o Ano Cultural Brasil-China no Museu Histórico Nacional
Cultura

Imagens do fotojornalista Paulo Pinto integram exposições em São Paulo

Em 2002, a seleção brasileira conquistou o pentacampeonato mundial de futebol. Durante a comemoração do título, o lateral-direito Cafu segurou a taça entre as mãos e a envolveu com um beijo. Neste exato momento, ele foi envolvido por uma nuvem de fumaça acompanhada por uma chuva de papel picado prateado. O instante foi registrado e eternizado pela câmera e pelo olhar do fotojornalista Paulo Pinto e percorreu o mundo. Agora, essa fotografia de Cafu beijando a taça de campeão do mundo está sendo a

Fonte: Elaine Patrícia Cruz - Repórter da Agência Brasil02 de junho de 2026 às 18:497 visualizações
Compartilhar:WhatsAppFacebookX
Imagens do fotojornalista Paulo Pinto integram exposições em São Paulo
Foto: Agência Brasil
Em 2002, a seleção brasileira conquistou o pentacampeonato mundial de futebol. Durante a comemoração do título, o lateral-direito Cafu segurou a taça entre as mãos e a envolveu com um beijo. Neste exato momento, ele foi envolvido por uma nuvem de fumaça acompanhada por uma chuva de papel picado prateado. O instante foi registrado e eternizado pela câmera e pelo olhar do fotojornalista Paulo Pinto e percorreu o mundo.

Agora, essa fotografia de Cafu beijando a taça de campeão do mundo está sendo apresentada gratuitamente em uma nova exposição na capital paulista, no Instituto Via Foto, localizado ao lado do Largo da Batata, em Pinheiros.

Gratuita, a mostra é toda dedicada ao futebol e fica disponível até 9 de agosto.

A foto de Paulo Pinto, que atualmente faz parte da equipe de fotografia da Agência Brasil, foi colocada no corredor, junto a outras 10 imagens que contam um pouco da história do Brasil em Copas do Mundo. "A exposição é magnífica", diz o jornalista Juca Kfouri, do programa Trio de Ataque, da TV Brasil, e responsável pelo texto de abertura da mostra.

“Para quem gosta de futebol, ela é imperdível. Para quem gosta de fotos, também é imperdível. Para quem gosta de futebol e de fotos, ou de fotos de futebol, nem se fala”.

Essa pequena mostra antecede a exposição Futebol: Território–Êxtase, apresentada na sala principal do Instituto Via Foto e que tem curadoria de Eder Chiodetto. A mostra apresenta trabalhos de 23 fotógrafos e propõe um olhar contemporâneo sobre o futebol brasileiro por meio da fotografia.

“O futebol sempre foi meu guia principal na fotografia esportiva. Cada ano de Copa do Mundo, despertamos o que temos de mais sagrado nesse meio, o carinho pela seleção brasileira”, contou Paulo Pinto à reportagem da Agência Brasil.

Para o fotojornalista, poder estar presente no momento em que o país se sagrou campeão mundial foi “uma das maiores satisfações” como profissional.

“É um sonho realizado e que foi imortalizado na imagem que correu o mundo. Estou feliz em poder compartilhar isso com todos aqueles que amam fotografia e futebol”.

Mostra anual de fotojornalismo

Além de ter uma imagem na exposição no Instituto Via Foto, uma outra imagem retratada por Paulo Pinto também integra a  20ª Mostra Anual de Fotojornalismo, evento gratuito organizado pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (ARFOC-SP) e que fica em cartaz até 28 de junho

São Paulo- 02/06/2026 -  Imagens do fotógrafo Paulo Pinto, da Agência Brasil, são apresentadas em duas exposições em SP. Foto: JF Diorio.
Imagens do fotógrafo Paulo Pinto são apresentadas em exposições em SP. - JF Diorio.

Considerada a maior mostra coletiva de fotojornalismo do Brasil, neste ano a exposição está sendo apresentada em quatro diferentes espaços: a Praça Dom José Gaspar, a Biblioteca Mário de Andrade, a Galeria do Edifício Zarvos e a Galeria ARFOC, todas na Avenida São Luis, no centro da capital.

A mostra apresenta um amplo panorama visual do Brasil e do mundo contemporâneo e, neste ano, celebra duas décadas de produção fotojornalística e de videorreportagem do país.

Ao todo, a mostra reúne 272 fotografias e 13 vídeos. Entre elas está uma imagem que traz as mãos de dona Zilda Maria de Jesus segurando uma correntinha com as iniciais de seu nome e de seu filho Fernando Luiz de Paula, assassinado nas chacinas de Barueri, Osasco e Itapevi, em agosto de 2015. Os assassinatos foram uma vingança pelas mortes de um policial militar (PM) e de um guarda-civil metropolitano ocorridas dias antes –e foram praticados por PMs.

“Participar da 20ª Mostra de Fotojornalismo da ARFOC-SP é mais que um reconhecimento, é ter a certeza de que essa caminhada no fotojornalismo atingiu seus objetivos”, afirmou Paulo.

“A foto que faz parte dessa mostra é um retrato fiel da nossa sociedade atual em que as ‘forças de estado’ oprimem os mais fracos e deixam desamparados aqueles que nos são caros, ou seja, a família. É nosso papel como fotojornalista ser os olhos de quem não tem olhar e nem voz ”.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da ARFOC-SP, Toni Pires, destacou o trabalho fotojornalístico de Paulo Pinto, que já teve passagens por jornais como O Estado de S. Paulo e Diário Popular. 

“Paulo Pinto é um exímio contador de histórias visuais do futebol, mas também é um profissional extremamente atento às mazelas sociais e aos problemas que os menos favorecidos enfrentam diante de um poder pré-estabelecido. Este olhar do Paulo ajuda a contar uma história mais sensível, mais humana do dia a dia da nossa sociedade”.

Pires considera que a Mostra Anual de Fotojornalismo contribui não só para se repensar o fotojornalismo como também para trazer reflexões sobre os acontecimentos da sociedade. Por isso, neste ano, a ideia é aumentar o alcance, buscando espaços mais abertos.

“Estamos deixando de falar só com os nossos pares para levar o trabalho do fotojornalismo brasileiro a um público muito maior. A ocupação da Praça Dom José Gaspar é a cereja do bolo. Temos ali 74 cavaletes que dão quase 150 fotos. Na Biblioteca Mário de Andrade nós temos a seta do tempo: uma imagem de cada ano desses 20 anos. Já na Galeria Zarvos e na Galeria ARFOC, temos os ensaios e as videorreportagens”, destacou.

Cada imagem dessa mostra, de acordo com Pires, ajuda a contar um pouco a história do país. “Isso passa pela cultura, pelo entretenimento, pela poesia, pelas tragédias, pelos conflitos. Temos ali tragédias climáticas, tragédias sociais. Mas temos também shows, espetáculos, esporte e outras formas de manifestações culturais. Esse é o trabalho mais puro e representativo do que é o fotojornalismo brasileiro”, falou Pires.

Mais em Cultura